Voip

O que é?

VoIP - O que é?

VoIP - O que é?


O VoIP funciona de forma diferente de uma chamada telefónica tradicional mas é similar a outras formas de dados que são transmitidos pela Internet.

Há uma conversão da comunicação de voz análoga em pacotes de dados que são então enviados por cima de uma rede IP. O VoIP usa codecs para encapsular os dados, envia a mensagem e depois remove os pacotes do encapsulamento, convertendo-os de volta em áudio na outra extremidade da conexão. Este processo elimina a utilização de redes de circuitos comutados para a transferência de voz. O VoIP também reduz os custos da infra-estrutura de rede, permitindo que os operadores forneçam serviços de voz através da banda larga e das redes privadas. Também permite que as empresas operem com uma única rede de voz e dados.

Além disso, para utilizar plenamente o VoIP, o utilizador precisa de um computador ou rede capaz de terminar o dispositivo, uma ligação à Internet e o software VoIP (softphone). O utilizador também tem de ter um microfone, adaptador telefónico análogo, ou um telefone VoIP.

Uma vez que o VoIP passa pela rede IP, todos os dados do utilizador serão armazenados na nuvem onde as configurações são facilmente acessíveis através de um painel online universal, muitas vezes chamado de aplicativo VoIP. Com a ajuda deste painel, o utilizador pode aceder aos seus dados como contatos, números de telefone e informações do cliente. O painel também configura as novas configurações de chamadas e adiciona novos números de telefone se o utilizador está em viagem ou apenas no escritório. Abaixo estão algumas outras funcionalidades destacadas do VoIP.

  • Pega numa chamada analógica e digitaliza-a. 
  • Os pacotes digitais são reconvertidos em analógicos para completar as chamadas para os clientes de telefonia tradicional.
  • As chamadas VoIP podem ser feitas de computador para computador.
  • A qualidade da chamada de voz VoIP pode ser muito melhor do que o seu telefone tradicional.

Chamadas VoIP

A seguir estão as três formas comuns de iniciar uma chamada VoIP.

Telefones IP

Os telefones IP parecem-se com qualquer telefone tradicional. Estes telefones IP ligam-se diretamente à rede por cabo ou wifi e possuem todo o hardware e software necessários. 

Computador para computador

Este é outro tipo de chamada VoIP que não precisa de um serviço telefónico tradicional para fazer a chamada, o Skype é um bom exemplo disso. Com isso, a chamada é feita através de um software e os pacotes de dados são transmitidos até a extremidade receptora diretamente através dos servidores do serviço VoIP

Adaptador de Telefone Analógico (ATA)

Este é o tipo mais simples e mais comum de chamada VoIP. Permite que o utilizador conete um telefone tradicional. O sinal analógico do telefone tradicional é convertido em pacotes de dados digitais que estão prontos para transmissão pela internet.

Artigos Recentes
Partilhe com os Amigos

Ligue-nos Grátis

Central Telefónica aplicada a Hotel

Conheça as aplicações possíveis e as vantagens que oferece a nossa solução de Central Telefónica...

O que é um Softphone? Como pode beneficiar sua empresa?

Se está a procurar um sistema...

Ver todos
OptiTELECOM ® é marca registada da Centrozero
Copyright © 2021 OptiTELECOM ® | Todos os direitos reservados | Desenvolvido com por Centrozero